Sabemos como o exercício é importante para a saúde e o bem-estar, tanto físico como mental – mas também é importante para a longevidade. Um novo estudo publicado em Jornal Britânico de Medicina Esportiva Mostra que o exercício regular pode acrescentar de 5 a 11 anos à sua vida. “Fiquei surpreso ao descobrir que a perda de anos de vida devido a baixos níveis de atividade física nos EUA pode rivalizar com a perda causada pelo tabagismo e pela hipertensão”, disse o autor sênior do estudo. Dr. Lennart VeermanProfessor de Saúde Pública na Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade Griffith, na Austrália, disse CNN. A pesquisa ecoa estudos anteriores sobre o impacto do exercício na longevidade e na saúde – eis o que dizem os especialistas.
Trabalhando pela longevidade

O exercício regular, tanto aeróbico quanto de força, é importante para a longevidade e a saúde. “A menos que haja contra-indicações médicas claras, todos devemos nos esforçar para alcançar e manter um alto nível de condicionamento físico”, afirma. Marva a. AhmedMD, MS, via Saúde de Harvard. “As diretrizes atuais recomendam 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada (caminhada, corrida, natação, ciclismo) ou 75 minutos de atividade vigorosa por semana, ou uma combinação de ambos. O treinamento de resistência duas vezes por semana também é recomendado para fortalecer os músculos. Infelizmente, apenas um em cada cinco adultos e adolescentes faz exercício suficiente para manter uma boa saúde.”
O movimento diário é fundamental

Além de se exercitar regularmente, é importante estar ativo durante todo o dia. Os especialistas dizem que o movimento regular é uma parte natural do seu estilo de vida. “As pessoas na Zona Azul não pensam em sua saúde, dieta ou programa de exercícios. Elas simplesmente não fazem nada além de viver suas vidas”, disse o especialista da Zona Azul. Dan Buettner contado NPR. “Plante um jardim em seu quintal. Um jardim obriga você a remover ervas daninhas, regar e colher quase todos os dias.
Exercício e Saúde

Quando os cientistas discutem o “tempo de saúde”, a ênfase está no quão saudável uma pessoa é durante esses anos extras de vida. “Por que nos preocupamos com a saúde?” diz Tim Peterson, PhD, Harvey A. Professor assistente do Friedman Center for Aging no Departamento de Medicina da Universidade de Washington em St. “O cuidado de prolongar o bom período da vida deve ser intuitivo – se alguém já passou do período de saúde, significa que está cronicamente doente, muitas vezes com uma condição degenerativa. Portanto, a maioria das pessoas concordaria. Que é desejável ficar dentro da sua saúde.
Exercício e prevenção de doenças

A prevenção de doenças é fundamental para sua saúde. O exercício alivia temporariamente o estresse físico, os tigres reparam mecanismos que combatem a inflamação e apoiam a saúde do coração. Sem exercício, não podemos ativar esses mecanismos. “Porque à medida que os humanos evoluíram, eles nunca foram habitualmente inativos – não havia como sobreviver dia após dia, simplesmente sentados sem fazer nada”, diz o paleoantropólogo. Daniel E. LiebermannProfessor de Biologia Evolutiva Humana na Universidade de Harvard. “Mas são esses mecanismos que prolongam a nossa saúde e é por isso que evoluímos para nos tornarmos mais ativos com a idade. A atividade física é ao mesmo tempo causa e efeito da longevidade.”
Qualquer um é melhor que nenhum

Comece devagar e construa uma boa rotina, aconselham os especialistas. “Mesmo uma pequena quantidade de atividade física pode ajudar”, diz The Clínica Mayo. “Estar ativo por curtos períodos durante o dia pode aumentar os benefícios para a saúde. Por exemplo, tente caminhar rapidamente por cerca de 30 minutos na maioria dos dias da semana. Você também pode dividir a atividade física em períodos mais curtos, distribuídos ao longo do dia. Qualquer atividade é melhor que nenhuma.”
Torne o exercício divertido

É normal ter dificuldades de motivação quando se trata de malhar, por isso é importante torná-lo agradável. “No mundo de hoje, podemos tornar a atividade física benéfica e necessária em nossas próprias vidas, e a melhor maneira de fazer isso é torná-la um evento social”, diz Lieberman, acrescentando que gosta de caminhar mais tempo em Harvard. Colega Dr. Aaron Bagish. “Nós trocamos mensagens de texto à noite para fazer um plano. Cedo na manhã seguinte nem sempre é uma boa ideia, mas como sei que Aaron estará me esperando na esquina às 6 da manhã, isso me tira da cama.”
Nunca é tarde para começar

“Nunca é tarde para adotar um estilo de vida saudável” James HillPh.D., presidente do Departamento de Ciências da Nutrição da UAB, diz Notícias UAB. “Muitas vezes as pessoas que não têm hábitos saudáveis podem começar por fazer pequenas mudanças na forma como se movimentam e no que comem. Isto muitas vezes levará a novas mudanças. Não importa quantos anos você tem ou quão ruins são seus hábitos de vida, você pode se beneficiar ao fazer melhores escolhas de estilo de vida.