A sua rotina de cuidados com a pele está prejudicando a aparência, a sensação e a saúde da sua pele? É fácil cair na armadilha de seguir uma determinada rotina ou usar um determinado produto porque é popular nas redes sociais (o hack viral do Skintalk, por exemplo), mas o que funciona para o tipo de pele ou necessidades de outra pessoa pode estar completamente errado. Segundo especialistas, existem 7 erros na sua rotina de cuidados com a pele que você precisa interromper imediatamente.
RELACIONADO: 30 melhores maneiras de obter sua melhor pele.
1. Negligencie a pele abaixo do pescoço

Não se esqueça de tratar a pele abaixo do pescoço, especialmente a delicada região do peito/decote. “Um dos mandamentos da minha pele é ‘faça com seu corpo o que faria com seu rosto’. “Muitas pessoas colocam esforço na pele do rosto enquanto negligenciam o resto da pele”, diz Mona GohraMédicoPor Médicos Dermatológicos de Connecticut. “Especialmente durante o inverno, existe uma mentalidade de: ‘Ah, vou esperar até a limpeza de primavera’. Mas só porque ninguém verá seus pés de sandálias não significa que eles não merecem seus cuidados. a rotina de cuidados já é Se for apropriado, tente investir o mesmo nível de cuidado em seu corpo, esfoliando cotovelos, joelhos e calcanhares, como faz com produtos de limpeza e hidratantes suaves. Faça como você usa.
2. Limpeza excessiva da pele

Tenha cuidado para não irritar a pele com a limpeza excessiva. “Não me importo de lavar o rosto de manhã e à noite”, diz um dermatologista credenciado. Sherwin ParikhMD, diz Byrdy. “(O mais importante é) limpar enquanto mantém uma barreira de pele saudável. Se você usar água muito quente ou produtos de espuma pesada, que contêm surfactantes irritantes, você pode limpar demais a pele, mesmo que use apenas uma vez por dia, o segredo é não irritar a pele, pois isso pode comprometer a barreira protetora natural da pele.”
3. Cuidados com a pele faça você mesmo

Ingredientes naturais podem causar danos se você não tomar cuidado. “Tudo é bom com moderação, mas acho que as pessoas precisam estar mais conscientes do que colocam na pele ao usar receitas DIY”, disse o Dr. Gohra diz. “É fácil presumir que os alimentos não podem fazer mal à pele, mas não é o caso. Usar alguns dos ingredientes de beleza DIY mais comuns pode piorar sua pele. Por exemplo, diz-se que o suco de limão ajuda a atenuar as manchas solares, mas na verdade é ácido e pode literalmente queimar a pele. A cúrcuma pode manchar sua pele (pense: do jeito que mancha suas panelas).
4. Exagerar na esfoliação

A esfoliação excessiva pode causar estragos na pele. “Pessoas que usam retinóides, peelings de complexos ácidos, absorventes, enzimas e esfoliantes físicos devem ter cuidado para perturbar o equilíbrio que a barreira da pele e o microbioma precisam para funcionar”, diz dermatologista credenciado. Ava ShambanMédicodiz Quem veste o quê. ‘Coceira, irritação, vermelhidão, coceira, descamação e rigidez são resultados comuns quando a pele fica sobrecarregada.’
Relacionado: 10 hábitos diários que mantêm sua pele jovem.
5. Estalar suas próprias espinhas

Não estoure suas próprias espinhas – isso pode causar cicatrizes. Dr. Madhuri AggarwalDiz o fundador e diretor médico da Clínica de Estética Yavan Vogue Índia. “Isso levará a novas espinhas e cicatrizes.”
6. Não ter uma abordagem holística aos cuidados com a pele

A beleza é mais do que superficial. Dr. “Você deve tratar a saúde da sua pele como a saúde do coração, do cérebro ou do músculo esquelético – veja isso de uma perspectiva global”, diz Gohra. “O que você coloca na pele é importante, mas o seu estilo de vida também. Comer bem, fazer exercícios e dormir o suficiente pode beneficiar sua pele. Pessoalmente, comprometo-me a ir ao meu ginásio todos os dias até ao final do ano, mas pode começar a incorporar a meditação diária ou encontrar outras práticas que o ajudem a recuperar. Pode não parecer um objetivo de cuidado da pele, mas controlar o estresse é fundamental. Quando você está estressado e seus níveis de cortisol aumentam, sua pele fica mais propensa a inflamações e erupções cutâneas.