Você está ingerindo fibras suficientes em sua dieta? “Recomenda-se que mulheres entre 19 e 50 anos consumam cerca de 25 gramas (por dia) de fibra e, a partir de 50 anos, cerca de 21 gramas”. Verônica Mullinsdiz professor associado da Escola de Ciências Nutricionais e Bem-Estar da Universidade do Arizona HuffPost. “E os homens… eles precisam de 38 gramas entre 19 e 50 anos, e depois cai para cerca de 30 gramas depois dos 50 anos.” Não obter fibra suficiente pode se manifestar de maneiras inesperadas. Aqui estão 7 sinais surpreendentes de que você precisa de mais fibras em sua dieta.
1. Guerras no banheiro

Um dos sintomas mais comuns de não ingerir fibra suficiente é – surpresa, surpresa – constipação, o que pode ser surpreendente se você superestimar a quantidade de fibra que está ingerindo. “O sinal número um de que alguém tem ingestão insuficiente de fibras é a prisão de ventre”, Lon Ben-Asherdiz um nutricionista registrado no Pritikin Longevity Center, na Flórida HuffPost. “A ingestão inadequada de fibras torna mais difícil a passagem das fezes pelo trato gastrointestinal e cria evacuações mais frequentes”.
2. Colesterol “ruim” alto

Alguns estudos sugerem que a fibra pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol. “Como cardiologista, sempre digo aos pacientes que reduzir o colesterol LDL (‘ruim’) pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares – e o nutriente número 1 que pode ajudar são as fibras. “Muitos alimentos contêm fibra solúvel, que se liga ao colesterol no trato digestivo e o retira do corpo antes de entrar na circulação”, diz Elizabeth NuvemMD, FACC, GO CNBC.
3. Baixa energia

A baixa ingestão de fibras pode afetar seus níveis de energia. “Quer você esteja constantemente andando em uma montanha-russa energética ou frequentemente se sinta cansado e letárgico, considere este outro sinal de que precisa de mais fibra em sua vida”, Kim McDevittMPH, RD, diz O que é bom para V. “Lembre-se de que as fibras ajudam a desacelerar a digestão e regulam a taxa com que seu corpo processa e utiliza energia. Então, quando você tem pouquíssima fibra, seu corpo utiliza a energia que você consome rapidamente, te dando energia rapidamente. Isso significa que você fica sem energia mais rapidamente e seus níveis de açúcar no sangue caem.
4. Sentir fome depois de comer

Se sentir fome imediatamente após uma refeição ou lanche, é possível que a falta de fibras esteja impedindo você de se sentir mais satisfeito. “Um dos sinais de que você não está consumindo fibras suficientes é sentir fome logo após uma refeição”, diz Mullins. “Um dos grandes benefícios da fibra… é que ela faz você se sentir mais saciado e ajuda você a se sentir saciado por mais tempo. Como a fibra não é muito digerível, ela pode permanecer no estômago por um tempo e retardar a absorção de outros nutrientes, o que ajuda a controlar o açúcar no sangue. Mas o que isso também faz é nos ajudar a nos sentirmos mais satisfeitos e por mais tempo.
Relacionado: Nutricionistas dizem que este café da manhã é perfeito para perder peso.
5. Evacuação irregular

Evacuações intestinais dolorosas e irregulares podem ser um sinal de baixo teor de fibras. “Se você não vai ao banheiro todos os dias, provavelmente se beneficiará com o aumento da ingestão de fibras”, diz McDevitt. “Outros sinais reveladores de que você não está recebendo fibra suficiente? Cocô mais duro e parecido com uma pedra e mais desconforto e tensão no vaso sanitário. Como a fibra puxa a água e move os alimentos através do seu sistema, ela ajuda a passar a matéria fecal mais rapidamente, tornando-a mais macia e volumosa – para dentro e para fora do seu corpo.
6 picos de açúcar no sangue

“Os carboidratos demoram mais para chegar ao sistema sanguíneo do que comer carboidratos puros.” Eduardo Giovannuccidiz MD, professor de nutrição e epidemiologia da Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan auto. “O corpo, especialmente a insulina, consegue lidar melhor com carboidratos que são liberados lentamente, em vez de grandes doses de uma só vez.
7. Cólicas e inchaço

Cólicas e inchaço são outro sinal de que você não está ingerindo fibras suficientes. Aumentar a ingestão de fibras pode ajudar, mas faça-o com cuidado. “Acho que é muito importante para as pessoas que não consomem fibras suficientes”, diz Ben-Asher. Ao seguir uma dieta rica em fibras, o intestino e o corpo não estão acostumados e, por isso, precisam assimilar, e isso. leva tempo.”