Saúde e Bem-Estar

Especialistas revelam a melhor hora do dia para perda máxima de peso

Você sabia que a hora do dia em que você se alimenta pode influenciar a perda de peso? A resposta é sim. Estudos mostram que realizar refeições mais cedo e reduzir a alimentação à noite ajuda na perda de peso, mesmo quando a ingestão calórica permanece a mesma. “Dez anos atrás, eu diria que isso era provavelmente um mito”, comenta António L. ComroffDM, segundo Harvard Health. “Contudo, a ciência está constantemente descobrindo novas informações sobre o corpo humano. O número de calorias que você consome e a quantidade de atividade física ainda são fatores cruciais. Mas diversas pesquisas na última década mostraram que refeições tardias podem dificultar a perda de peso.” Aqui está a explicação, conforme especialistas.

A Experiência de Harvard

Uma pesquisa realizada pelo Brigham and Women’s Hospital e pela Harvard Medical School acompanhou 16 jovens adultos com sobrepeso, dividindo-os entre aqueles que se alimentavam entre 9h e 17h e os que comiam entre meio-dia e 20h30. Os resultados foram diferentes. Dr. Comroff afirma: “As refeições tardias aumentaram significativamente o apetite, reduziram os níveis do hormônio que supressora a fome (leptina), promoveram o acúmulo de gordura e diminuíram a queima de gordura ao longo de um dia de 24 horas. A alimentação tardia altera a atividade dos genes que regulam o armazenamento e a queima de gordura. Portanto, este novo estudo confirmou achados anteriores sobre a conexão entre refeições tardias e ganho de peso e elucidou os motivos.”

Ritmo Circadiano e Dieta

Os resultados obtidos em Harvard são corroborados por outras investigações que indicam que alinhar a alimentação com os ritmos circadianos é mais benéfico. Um especialista em jejum intermitente afirma: “Como mencionei anteriormente, os ritmos circadianos mostram que jantar à noite não é positivo para o emagrecimento.” Dr. Jason Fung. “Isso se deve ao fato de que a insulina em excesso é um fator importante na obesidade, e a ingestão do mesmo alimento pela manhã ou à noite pode ter repercussões diferentes na insulina.”

Problemas de Sono

Alimentar-se tarde à noite impacta de forma negativa a qualidade do sono. “Saibamos, a partir de nossas investigações sobre a privação de sono, que a alimentação tardia perturba o peso e o metabolismo, mas essas novas descobertas sobre a regulação do sono oferecem uma visão mais abrangente dos benefícios de comer cedo durante o dia”, declara Nome Goyal, PhD, professor associado e pesquisador de psicologia em psiquiatria no setor de sono e cronobiologia, conforme reportado em Penn Medicine News. “Comer tardiamente pode criar um perfil prejudicial relacionado a peso, energia e marcadores hormonais, como níveis elevados de glicose e insulina, que estão associados a diabetes, além de colesterol e triglicerídeos elevados, relacionados a doenças cardiovasculares e outras condições de saúde.”

Evite Lanches Noturnos

Muitas pessoas acabam fazendo um “café da manhã” à noite, portanto, evitar a alimentação noturna pode ser benéfico. “Para muitos dos meus pacientes, existem determinados momentos do dia em que consomem calorias desnecessárias, que costumo chamar de ‘calorias desleixadas’”, diz o Dr. Primitivos da dívida, especialista em endocrinologia e medicina do peso, segundo Today. “Essas calorias adicionais geralmente aparecem após o jantar, quando comemos e bebemos distraídos, enquanto assistimos à televisão e relaxamos depois de um dia longo.”

Benefícios para o Açúcar no Sangue

Os especialistas afirmam que comer pela manhã é mais benéfico para o controle do açúcar no sangue. “O controle ideal de açúcar no sangue ocorre no meio da manhã, o que sugere ser um horário oportuno para se alimentar,” comenta Courtney Peterson, PhD, da Universidade do Alabama em Birmingham. “Caso você consuma a mesma refeição pela manhã e à tarde, as evidências indicam que o nível de açúcar no sangue tende a aumentar no período da tarde. Além disso, você vai queimar um pouco mais de calorias pela manhã do que à tarde.”

Além da Perda de Peso

Seguindo uma restrição de horários pode trazer benefícios além da perda de peso – e você não precisa fazer isso todos os dias. “Muitas pessoas consideram a alimentação restringida em horários um desafio, especialmente quando precisam preparar o jantar para a família diariamente”, observa Dr. Peterson. “Outras pesquisas revelaram que você pode obter muitos benefícios de uma dieta restrita em tempo se mantiver essa prática cinco dias por semana. Não é necessário realizar a restrição todos os dias. Caso você não consiga fazer a alimentação restrita em tempo, existem outras estratégias que você pode considerar para suas refeições. Você já deve ter ouvido o ditado: ‘Café da manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de mendigo’. Pesquisas realizadas fora da UAB indicam que seguir essa abordagem melhora o controle glicêmico e auxilia na perda de peso, no metabolismo e na fertilidade.”

josiel dias

especialista em digital service

Recent Posts

Entenda Medicamentos comuns que podem afetar o intestino

Descubra quais medicamentos comuns que podem afetar o intestino e saiba como gerenciar seus efeitos.…

4 semanas ago

Mounjaro: O que é e Como é Usado no Tratamento de Diabetes

Saiba tudo sobre Mounjaro, o novo medicamento para diabetes. Como funciona, benefícios e como pode…

4 semanas ago

Saúde do coração: hábitos simples que reduzem riscos cardiovasculares

Saúde do coração: hábitos simples que reduzem riscos cardiovasculares - Dicas práticas para uma vida…

4 semanas ago

Pressão alta: sinais silenciosos que muitas pessoas ignoram

Pressão alta: sinais silenciosos que muitas pessoas ignoram. Conheça os sintomas despercebidos e aprenda a…

4 semanas ago

Diabetes tipo 2: sintomas iniciais que aparecem no dia a dia – Saiba Mais

Descubra os sintomas iniciais do Diabetes tipo 2 que aparecem no dia a dia e…

4 semanas ago

Colesterol alto: o que muda na alimentação após 30 anos?

Colesterol alto: o que muda na sua alimentação após os 30 anos? Aprenda a ajustar…

4 semanas ago

This website uses cookies.