Categories: Beleza e Estética

Especialistas dizem que fazer isso todas as manhãs pode melhorar sua memória



O que é bom para o coração é bom para o cérebro: começar o dia com exercícios pode ter um impacto significativo na redução do risco de declínio cognitivo, dizem os especialistas. “Pesquisas mostram que pessoas que se exercitam regularmente têm 20% menos probabilidade de desenvolver demência do que aquelas que não se exercitam regularmente”, diz Sociedade de Alzheimer. “Isso vem de uma análise que relacionou os resultados de 58 estudos sobre exercícios e demência. Foi demonstrado que praticar alguma quantidade de exercícios tem maior efeito na inatividade. Manter a atividade física durante a meia-idade também tem o melhor efeito na redução do risco de demência. Aqui está o que você precisa saber sobre como aguçar sua memória e manter seu cérebro saudável.

RELACIONADO: Este hábito matinal simples aumenta a energia o dia todo.

Neurônios se comunicam

A atividade física estimula os neurônios a se comunicarem melhor, tornando o exercício ainda mais benéfico para a saúde do cérebro. “Eles são realmente onde a mágica acontece quando se trata de cognição”, Caitlin Casaletodiz professor assistente de neuropsicologia da Universidade da Califórnia, Centro de Memória e Envelhecimento de São Francisco. AARP. “Parece que nunca é tarde para começar.”

Qualquer movimento funciona

Começar o dia com qualquer movimento é benéfico. “No momento, as pesquisas apoiam qualquer tipo de movimento, desde caminhar e dançar até tai chi e ioga”, diz Casaletto. “Mas é possível que nem todos se beneficiem igualmente.”

Exercício moderado

Você não precisa enlouquecer na academia para colher os benefícios dos exercícios – apenas 150 minutos por semana de movimentos rápidos, como caminhar, podem afetar a saúde do cérebro. “Vários estudos sugeriram que as partes do cérebro que controlam o pensamento e a memória são mais abundantes em pessoas que se exercitam do que em pessoas que se exercitam”, diz ele. Saúde de Harvard. “Uma descoberta é que o envolvimento em um programa regular de exercícios de intensidade moderada durante seis meses ou um ano está associado ao aumento do volume em regiões selecionadas do cérebro”.

Treinamento de força e saúde cerebral

Os especialistas dizem que o treinamento de força traz benefícios físicos e mentais. “Um dos avanços mais importantes na pesquisa em torno dos benefícios do treinamento com pesos diz respeito ao sistema imunológico”, diz Austin Perlmutter MD, vá Psicologia hoje. “Especificamente, está relacionado a moléculas chamadas miocinas, que são pequenos sinais produzidos pelos músculos que podem entrar no cérebro e ter um efeito. Embora a pesquisa em torno das miocinas ainda seja relativamente nova, a ideia geral é simples: o treinamento de resistência produz músculos. de produtos químicos que podem ter efeitos benéficos no cérebro.”

Relacionado: Mais de 50? É hora de repensar sua rotina matinal.

Exercício aeróbico e memória

Começar o dia com exercícios aeróbicos é outra ótima maneira de proteger a saúde do cérebro. “Com exercícios regulares, você pode fazer uma grande diferença no funcionamento do seu corpo e, como resultado, no funcionamento do seu cérebro. Um dos principais locais onde ocorrem essas alterações é o hipocampo, área do cérebro muito importante para a memória”, afirma a neuropsicóloga Aaron Bonner-JacksonDoutoradoClínica Cleveland diz. “Em estudos cerebrais, eles descobriram que as pessoas que fazem os exercícios recomendados observam alguma melhora no hipocampo, o que ajuda a melhorar o aprendizado e a memória”.

Nunca é tarde para começar

Você nunca é velho demais para começar a proteger sua memória e a saúde do cérebro. “Mesmo para alguém que pensa que é a pessoa mais sedentária ou que pode não gostar de exercícios, iniciar uma rotina regular de exercícios traz benefícios à saúde do corpo e do cérebro”, disse o Dr. diz Ross. “Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode se beneficiar ao adicionar exercícios à sua vida.”

admin

Share
Published by
admin

Recent Posts

Entenda Medicamentos comuns que podem afetar o intestino

Descubra quais medicamentos comuns que podem afetar o intestino e saiba como gerenciar seus efeitos.…

3 semanas ago

Mounjaro: O que é e Como é Usado no Tratamento de Diabetes

Saiba tudo sobre Mounjaro, o novo medicamento para diabetes. Como funciona, benefícios e como pode…

3 semanas ago

Saúde do coração: hábitos simples que reduzem riscos cardiovasculares

Saúde do coração: hábitos simples que reduzem riscos cardiovasculares - Dicas práticas para uma vida…

3 semanas ago

Pressão alta: sinais silenciosos que muitas pessoas ignoram

Pressão alta: sinais silenciosos que muitas pessoas ignoram. Conheça os sintomas despercebidos e aprenda a…

3 semanas ago

Diabetes tipo 2: sintomas iniciais que aparecem no dia a dia – Saiba Mais

Descubra os sintomas iniciais do Diabetes tipo 2 que aparecem no dia a dia e…

3 semanas ago

Colesterol alto: o que muda na alimentação após 30 anos?

Colesterol alto: o que muda na sua alimentação após os 30 anos? Aprenda a ajustar…

3 semanas ago

This website uses cookies.